Planejamento tributário: como reduzir a carga tributária da sua empresa

Para muitos empreendedores, o planejamento tributário pode parecer uma questão complexa e até mesmo desnecessário para uma pequena empresa. Mas, quando bem executado, ele se torna um grande aliado para reduzir custos e impulsionar o crescimento do negócio, sem descumprir nenhuma obrigação legal.

Por que o planejamento tributário é essencial para o seu negócio?

A carga tributária tem impacto direto na saúde financeira de uma empresa, especialmente nas de pequeno porte, onde cada recurso é essencial. Sem um planejamento tributário coerente, é comum que esses negócios acabem pagando mais impostos do que o necessário. Enquanto, com uma boa estratégia tributária, a empresa não apenas reduz o impacto dos tributos, mas também protege seu fluxo de caixa e melhora a margem de lucro.

|O planejamento tributário também desempenha um papel importante no cumprimento das obrigações fiscais, ajudando a empresa a evitar juros e mul|tas. Já que, cumprir as exigências acessórias e prazos, como a entrega de guias e declarações, protege a empresa de irregularidades que poderiam comprometer seu orçamento. |

Criação do CNPJ: onde tudo começa

Muitas empresas acabam enfrentando dificuldades ou perdendo benefícios por não considerar as questões tributárias — que começam no processo de abertura do CNPJ, com definições como enquadramento da natureza, regime tributário e local de instalação da empresa.

Com uma avaliação que leva em consideração o ponto de partida desse negócio, qual a sua expectativa de faturamento e seu tipo de atividade para entender o que é viável e mais vantajoso: abrir um MEI, atuar como profissional autônomo ou ainda aderir ao Simples Nacional, que é o regime tributário aplicado às micro e pequenas empresas.

Tenha em mente que nem sempre optar por uma natureza jurídica “menos complexa”, vai significar uma economia. Muito pelo contrário. Por exemplo, um profissional da saúde que trabalha como autônomo, pode pagar até 27,50% de Imposto de Renda mensal, enquanto a formalização de uma empresa para este mesmo profissional pode ter melhores opções de tributação — com benefícios fiscais que podem reduzir a alíquota a 6%.

Práticas para reduzir a carga tributária legalmente

Abaixo, listamos algumas estratégias que permitem otimizar os custos fiscais:

  • Entender qual a melhor estrutura pra você: como vimos, a diminuição de tributos começa com o “nascimento da empresa”, onde definimos o enquadramento jurídico, o regime tributário e local de instalação da empresa. É nessa estruturação que conseguimos definir a base ideal para cada negócio.
  • Aproveitar incentivos fiscais aplicáveis: no Brasil, existem incentivos fiscais para setores estratégicos que são oferecidos pelo próprio Governo Federal. Conhecer e se apropriar desses incentivos específicos é uma ótima maneira de diminuir custos, sempre que possível.
  • Adiar o pagamento tributário (sem multas): adiar o pagamento dos impostos é diferente de atrasar o pagamento dos impostos. Alguns regimes tributários podem, ativamente, adiar o recolhimento de impostos como PIS, COFINS e ICMS. Esse respiro pode ajudar muito no seu fluxo de caixa.
  • Contar com o apoio de um time contábil especializado para elaborar seu planejamento tributário: para criar estratégias seguras de otimizar o pagamento de impostos, é preciso ter um amplo conhecimento sobre a legislação tributária do Brasil e suas interpretações. O apoio de uma contabilidade próxima e eficiente vai fazer toda a diferença nesse processo!

O planejamento tributário é um documento vivo

Um bom planejamento tributário deve ser revisado e atualizado sempre que necessário para se adequar a mudanças na legislação e ao crescimento da empresa, já que, novas projeções financeiras podem exigir adaptações no regime tributário e nas estratégias de otimização de custos.

Manter sua contabilidade ao lado da empresa pode garantir um acompanhamento próximo, ajuda a dar essa visibilidade e antecipar a necessidade de atualizações, evitando surpresas e identificando oportunidades de redução de custos.

Conclusão

Mais do que uma obrigação, o planejamento tributário é uma ferramenta estratégica que permite que as pequenas empresas cresçam com segurança e clareza.

Agora que você sabe que é possível pagar menos impostos de forma legal, conte com a DOUTI para elaborar seu planejamento tributário! Com uma avaliação completa do histórico da empresa, identificamos oportunidades para diminuir custos, regularizar a empresa e melhorar o seu fluxo de caixa.

Fale com a DOUTI para impulsionar seus resultados através do planejamento tributário!

× Fale com a DOUTI