O Balanço Patrimonial (BP) é um demonstrativo contábil essencial que tem como objetivo apresentar a situação patrimonial de uma empresa em determinado período. Este documento é apresentado como um relatório obrigatório que serve para orientar o planejamento de um negócio.
É considerado o demonstrativo financeiro mais importante de um negócio. Por isso, conhecer o Balanço Patrimonial de uma instituição é fundamental para manter a saúde financeira em dia. Isso porque é nele que estão listados todos os bens, recursos, direitos e investimentos que pertencem a sua empresa.
Então, você possui uma visão ampla e clara desses valores, fica ainda mais fácil identificar a lucratividade da empresa e saber se está passando por um bom momento e pode ou não investir em novos projetos dentro da mesma.
PARA QUE SERVE O BALANÇO PATRIMONIAL?
Podemos dizer que o balanço patrimonial é como uma grande foto do seu negócio. Ou seja, é aquilo que você precisa para analisar o comportamento do dinheiro e entender quais são as maiores necessidades do momento.
Assim, seu principal objetivo é identificar e entender de onde vem, assim como para onde vão, todos os recursos financeiros recebidos pela empresa, possibilitando ao gestor, uma melhor tomada de decisão, visando sempre o crescimento do negócio.
QUANDO DEVE SER FEITO O BALANÇO PATRIMONIAL?
Normalmente, o balanço costuma ser elaborado a cada 12 meses. No entanto, nada impede que seja feito em menos tempo, quando haja necessidade de usar para alguma situação específica dentro dos objetivos citados anteriormente.
De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, ao final de cada exercício social, as empresas devem apresentar uma série de demonstrativos financeiros. E dentre todas as obrigações contábeis e fiscais, o Balanço Patrimonial é mais um documento que precisa ser preparado.
E é justamente por esse motivo, que toda empresa de pequeno, médio ou grande porte deve ter em dia seu balanço patrimonial.
OS TRÊS PILARES
O Balanço Patrimonial é composto por, três pilares principais: os ativos, passivos e patrimônio líquido.
ATIVO
Os ativos representam os bens e direitos da empresa incluindo aqueles recursos que possam fornecer algum benefício financeiro a longo prazo. Em outras palavras, os ativos são tudo aquilo que pode gerar algum valor econômico, como por exemplo, maquinários, veículos, móveis e equipamentos. Contas a receber também são considerados ativos de uma empresa.
PASSIVO
Ao contrário do ativo, o patrimônio passivo corresponde às obrigações e dívidas da empresa com terceiros. Aqui podemos considerar o salário dos funcionários, impostos a pagar, serviços prestados e fornecedores.
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Por sua vez, o Patrimônio líquido é composto pela soma de todos os recursos próprios da empresa. Reúne todos os valores que pertencem aos acionistas ou quotistas, como o capital social, reservas de capital e reservas de lucros. Portanto, este é o item que fecha a conta do Balanço Patrimonial. Se o ativo supera o passivo no período determinado, a diferença é o que corresponde ao patrimônio líquido.
PRECISO DE UM CONTADOR PARA FAZER UM BALANÇO PATRIMONIAL?
Essa é a dúvida de muitos novos empreendedores e basta considerar a importância deste documento para obter a resposta. Por mais que o empresário entenda muito sobre a elaboração do balanço patrimonial, é preciso um pouco mais de atenção e conhecimento técnico aprofundado a respeito dos processos de criação deste relatório. Afinal são os dados da empresa que estão em jogo neste momento e nada pode passar despercebido.
Portanto, o BP apenas pode ser elaborado por um profissional contábil e assim evitar possíveis dores de cabeça no futuro. Então, além de elaborar o balanço, o contador será responsável por realizar a análise do documento e sugerir aplicação de resultados dentro de um planejamento tributários ou estratégias para crescimento da empresa com base nos dados levantados.