A gestão financeira é a arte de administrar o dinheiro do seu negócio e ainda multiplicar o seu patrimônio, pois sua empresa tem o objetivo de lucrar certo!? E para isso precisamos garantir que as suas receitas cobrirão os seus gastos e ainda planejar uma sobra de recursos para lucros e investimentos.
Nada disso será possível se a empresa não tiver mapeado de forma clara e objetiva qual é o seu fluxo financeiro, ou seja, qual é a rotina estabelecida tanto para contas a pagar quanto para contas a receber. Se você ainda não tem esse fluxo financeiro definido, comece organizando a sua casa!
Para te ajudar nesta missão, separamos esse passo a passo para você colocar em prática na sua rotina:
Separação de contas de pessoa física e pessoa jurídica
Você tem o hábito de misturar sua conta pessoa física com a sua conta pessoa jurídica? Se não tem dinheiro na física, paga todas as suas contas pela empresa? Essa confusão infelizmente é muito comum, principalmente em micro e pequenas empresas e essa falta de boa administração pode acarretar em danos consideráveis para o seu negócio. Sem essa separação, você nunca saberá o seu real resultado operacional, já que não saberemos com firmeza o que é gasto da empresa e o que é gasto do sócio. Tenha contas separadas, mude a titularidade de contas se for o caso (como exemplo: se seu telefone pessoal está em nome da empresa, faça a troca) e defina um valor fixo que você receberá mensalmente. Este é seu primeiro compromisso importante para começar a sua organização financeira.
Tenha um controle de fluxo de caixa
Com um fluxo organizado, você consegue prever, planejar e controlar as entradas e saídas de recursos, além de antecipar decisões em caso de falta ou sobra de dinheiro.
Mapeie os seus custos e despesas
O objetivo aqui é identificar se o dinheiro está sendo usado de forma eficiente e possui retorno – ou então se existem valores que podem ser cortados ou reduzidos, como por exemplo um software que você não utiliza mais ou um plano de internet que pode ser reduzido.
Faça acompanhamento periódico das suas informações (previsto e realizado)
Para uma boa análise financeira, você precisará de relatórios gerenciais e financeiros, como por exemplo uma DRE que analisa se a sua empresa está gerando lucro ou prejuízo.
Invista em um sistema de gestão para automatizar ao máximo o seu tempo
A gente também ama uma planilha e uma agenda com várias anotações, mas com tantos indicadores, números e resultados para controlar, ter um sistema de gestão financeira que te auxilie nos processos que podem ser automatizados na sua empresa, além de manter em dia o gerenciamento das suas contas a pagar e a receber. Lembre que a gestão do tempo é essencial na vida empreendedora e você não pode desperdiçar esse ativo valioso com operações que podem ser otimizadas.
O sucesso e prosperidade da sua empresa depende de atos responsáveis e estratégicos e, com esses primeiros passos, você estará pronto para iniciar a sua organização financeira da melhor forma possível.