Se você já está decidido a abrir a sua empresa, este vídeo é para você! No conteúdo de hoje, vamos te apresentar um passo a passo para iniciar a estruturação da sua empresa, tanto para fins contábeis quanto para fins financeiros:
- O primeiro passo para abrir a sua empresa é a definição da viabilidade financeira: A viabilidade financeira foca na capacidade do projeto ou do negócio de se sustentar financeiramente, garantindo que haja recursos suficientes para cobrir os custos operacionais, despesas e investimentos necessários. Alguns aspectos essenciais a serem considerados na análise de viabilidade financeira incluem 1. a previsão das entradas e saídas de recursos, a fim de identificar se haverá liquidez/dinheiro suficiente para manter as operações nos primeiros meses; 2. a avaliação do montante necessário para iniciar o projeto ou negócio, incluindo equipamentos, infraestrutura, marketing, etc. e 3. a análise da necessidade de financiamentos ou empréstimos bancários para viabilizar o projeto.
- O segundo passo é a definição de atividades: sua empresa trabalhará com prestação de serviços, comercialização de produtos ou industrialização? Essa definição é importante para selecionarmos os códigos das atividades, chamados de CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e avaliar se a atividades pode ser prestada no endereço desejado.
- Nosso terceiro passo é justamente a definição da sede da empresa: sabemos que algumas atividades não necessitam de atendimento ao público e outras necessariamente são vinculadas com atendimento exclusivo ao público. Atualmente, com a propagação do digital, temos diversas atividades sendo executadas de forma online, logo poderíamos pensar em um endereço sede na sua própria residência ou então em um coworking, quem sabe!?
- O quarto passo é a definição do corpo societário da empresa: você terá sócio ou atuará de forma solo? Com essa informação definiremos a natureza jurídica desta empresa. Hoje em dia, a imensa maioria das empresas são sociedades limitadas, unipessoais ou não. Esta composição societária garante a separação do patrimônio da pessoa física do patrimônio da empresa, trazendo maior segurança para você.
- Nosso quinto passo é a definição do seu capital social: olhando para a sua viabilidade financeira realizada no nosso primeiro passo e com as suas condições financeiras de pessoa física, qual será o valor aportado/investido para a sua empresa “nascer”? A integralização de capital social tem justamente essa finalidade: é o combustível que você, sócio da empresa, injeta na pessoa jurídica para que ela possa “funcionar”. Vale lembrar que a integralização de capital social pode ser feita não somente com valores em reais, mas com móveis, imóveis, eletrônicos e utensílios.
- E o nosso último passo é a definição do regime de tributação desta empresa: analisando todos os nossos 5 passos acima, teremos condições de definir qual o regime que garante a melhor oferta de tributos para esse negócio. Atualmente temos 3 regimes de tributação: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real, sendo o primeiro – Simples Nacional – amplamente utilizado pelas novas empresas. Algumas atividades são impeditivas dentro do regime do Simples Nacional, como por exemplo, atividades bancárias, cooperativas de créditos, holdings e aluguéis de imóveis próprios. Além disso, dentro do Simples Nacional temos um limite anual de faturamento de R$ 4,8 milhões, então esses detalhes precisam ser levados em consideração na escolha do regime de tributação.
Prontos para abrir a sua PJ? Se a sua resposta for sim, nós podemos montar esse projeto junto com você!
O que a DOUTI pode fazer por você?
Nós acreditamos que a organização e a disciplina são ações fundamentais para adquirir um controle eficaz da sua rotina. Com a Contabilidade Digital aliada a Gestão Financeira Integrada, a sua empresa terá uma verdadeira solução prática para crescer de forma contínua e próspera.
Através da nossa metodologia, o seu negócio terá suporte e dados financeiros estratégicos para ampliar o sucesso da sua empresa. Fale conosco clicando aqui!
Esperamos você no nosso próximo conteúdo!