Relacionamento com sócios: saiba como manter uma sociedade saudável

Tirar uma empresa do papel, colocá-la em funcionamento e garantir o sucesso são os principais desejos dos empreendedores, mas nem sempre é possível seguir esse caminho sozinho. E é aí que entra o papel do sócio. Muitos se perguntam: como conseguir parceiros para o negócio e manter um bom relacionamento? Montar uma sociedade pode ser tão complexo e delicado quanto um casamento e a boa relação entre ambas as partes envolvidas é imprescindível para que tudo ocorra bem. 

Muitas são as vantagens de abrir uma empresa em sociedade e entre elas está a troca de experiências de cada um dos sócios. Cada empreendedor traz para dentro do negócio a sua experiência e visão profissional, assim como o conhecimento técnico. Por isso existem alguns pontos importantes que devem ser considerados para realizar uma boa liderança em conjunto. 

Desentendimentos são comuns, mas saber resolvê-los é essencial

Manter uma relação nem sempre é uma tarefa fácil e neste caso não seria diferente. Imagine-se em uma situação de sociedade em que a pessoa escolhida para ser seu parceiro não está de acordo com os propósitos definidos para a empresa e começa a criar desentendimentos frente a gestão do negócio? Essa situação é mais comum do que você imagina e pode ser motivo para o desmanche de sociedade em muitos dos casos. 

É justamente para que isso não aconteça que todos os envolvidos no projeto precisam trabalhar em conjunto rumo a vitória. Por isso, a formação da sociedade deve ser justa e construtiva para ambas as partes. 

Experiência e talento formam uma equipe 

Para que uma sociedade funcione da melhor maneira possível e tudo ocorra como o previsto precisamos ter em mente que cada parte dela, no caso cada sócio, tem um papel importante para a manutenção do negócio como um todo. 

Partindo deste ponto, o sócio é fundamental assim como toda sua experiência e network. Essas são somadas ao outro e contribuem para o crescimento de novos projetos. É preciso estar atento às habilidades de ambas as partes tanto na parte criativa como administrativa para atribuir as tarefas da melhor maneira a cada um deles. 

Divisão de tarefas 

Essa pode ser uma das causas de desavenças entre sócios: o volume de trabalho administrado por cada um deles. Por isso é tão importante que cada um trabalhe igualmente e tenha suas funções bem definidas dentro da empresa. 

Colocar uma carga muito grande nas mãos de um só, pode gerar até mesmo atrasos nos prazos de entrega dos projetos. E para que isso não aconteça, você deve estar sempre atento ao que se passa com o outro, de maneira que fique transparente na relação. E desta forma, haja uma separação igualitária de tarefas com um volume proporcional de trabalho para ambos. 

Participação financeira 

O primeiro passo para a formação de uma empresa é a divisão do capital social. E esse assunto deve ser tratado de forma clara e documentada entre todos os envolvidos. Todas as negociações devem ser formalizadas para esclarecer e garantir uma divisão correta entre todas as partes. Esse com certeza é um ponto chave para uma boa sociedade e futuro da empresa. 

Saber ouvir a opinião do outro 

Tomar grandes decisões sobre os rumos que a empresa deve seguir é uma tarefa bastante delicada quando você está em uma parceria, isso porque esse tipo de decisão não pode ser tomada por um sócio apenas e sim sobre a opinião de todos.

Ouvir a opinião de seus sócios e entender a expectativa de cada um deles é fundamental para garantir o bom relacionamento, assim como o andamento correto dos trabalhos. Por isso, não ignore o que seu sócio pensa e sempre pergunte o que acha do assunto que está sendo discutido sobre a empresa. E o mais importante: não tome decisões isoladas, pois a empresa não pertence somente a você. 

Lembre-se: O sucesso da empresa depende das pessoas envolvidas em sua administração. E quando se cultiva um bom relacionamento entre os sócios, mantendo a boa comunicação e parceria, o negócio tem tudo para dar certo e crescer. 

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