Você sabia que parte do seu Imposto de Renda pode ser destinado a projetos sociais?
Se ainda não sabia disso, você não é exceção: 97% dos contribuintes não fazem doações com o Imposto de Renda, e o principal motivo para isso, segundo a Receita Federal, é a falta de informação sobre essa possibilidade.
Conheça as doações incentivadas
Ajudar a comunidade e ainda ter desconto no Imposto de Renda, essa é a proposta das doações incentivadas. Elas permitem que os contribuintes destinem parte do IR a projetos de setores da cultura, esporte, assistência social e saúde.
Em outras palavras, o governo federal permite que você escolha pra onde vai uma parte do dinheiro dos seus impostos.
Isso acontece sem nenhuma cobrança adicional para o doador. Trata-se apenas de um direcionamento de recursos para as instituições.
Como deduzir uma doação do IR a pagar?
Essa modalidade de doações permite que os contribuintes possam abater os valores doados do Imposto de Renda devido ou receber o valor de volta na restituição.
Para isso, as pessoas físicas precisam declarar seu Imposto de Renda (IRPF) pelo modelo completo, e no momento da declaração escolher projetos que estão aptos pra fazer a doação.
Posso escolher o destino de todo o meu Imposto de Renda?
Não, essa dedução é parcial. Pessoas físicas podem destinar até 6% do seu imposto, se você fizer as doações ao longo do ano. Ao decidir doar no momento da declaração, o valor limite é de 3% do IR devido.
Dentro desses limites, o valor pode ser direcionado para projetos de 5 diferentes leis de incentivo federais. São elas:
Mas atenção: se você optar pela doação no momento da declaração, os fundos liberados são do Idoso e Infância e Adolescência. Doações para outros projetos participantes podem ser feitas durante o ano corrente e deduzidas no próximo IRPF.
Transforme seu Imposto de Renda em apoio pra quem precisa
A DOUTI te convida a ajudar a comunidade através do seu Imposto de Renda!
O IR, muitas vezes tido como um vilão, pode ser uma oportunidade de colaborar com projetos que são fundamentais na nossa sociedade. Basta uma atitude simples – e que não pesa nada no bolso – para transformar parte do seu Imposto de Renda em um ato solidário!
Aproveite que o período de declaração do Imposto de Renda 2024 está próximo (início no mês de março) e faça sua parte. <3
Quer uma ajudinha pra declarar o seu IR e ainda fazer uma boa ação? Conte com a gente!