A faculdade de odontologia forma ótimos dentistas. Mas no geral, não prepara esses profissionais para serem empresários.
Aqui na DOUTI, a gente atende diversos empresários da saúde com dúvidas sobre a formalização de suas clínicas e consultórios.
E pode ser um pouco confuso mesmo… Existem burocracias e formalidades legais que precisam ser cumpridas.
Mas também não precisa ser nenhum bicho de sete cabeças. Neste guia, detalhamos o caminho a percorrer para abrir a sua clínica. Vamos lá!
Planejamento orçamentário e tributário
O marco zero da sua contabilidade. Com o planejamento, podemos entender qual o investimento necessário, a melhor forma de cadastrar a empresa, a melhor carga de impostos e condições para o seu negócio, entre outros fatores. Assim começamos com uma base sólida, nada de castelinho de cartas.
Escolha do nome e registro de marca
Uma das partes mais divertidas, mas também muito séria. Além de estudos de marketing, afinidades e inspirações, escolher o nome da sua empresa envolve a análise da viabilidade deste nome e o registro da marca criada.
Dica amiga: se você tem uma marca sem registro, você não tem uma marca.
Abertura de CNPJ na Receita Federal
Importante avaliar com cuidado o CNAE e demais enquadramentos para abrir e legalizar o CNPJ. Assim, você poderá pagar menos impostos e evitar problemas com o fisco.
Alvará de funcionamento
Solicitação do alvará de funcionamento junto à prefeitura da sua cidade. Este documento é essencial para operar legalmente e atestar que sua clínica atende aos requisitos locais.
Contrato Social
Tenha a segurança de um contrato social bem elaborado. Este documento é o que define as regras e responsabilidades dos sócios e da empresa como um todo.
Inscrição Municipal
Para o recolhimento correto de impostos e emissão das suas notas fiscais, é preciso registrar a clínica na sua prefeitura municipal, respeitando as leis e regras específicas de cada localidade.
Licenças específicas
Empresas da área da saúde precisam de licenças específicas para a prestação de serviços. Consulte a vigilância sanitária, o Conselho Regional de Odontologia (CRO) e outros órgãos reguladores para garantir que todas as licenças necessárias foram recebidas.
Assessoria Contábil
É difícil falar sobre abrir um negócio de forma correta no Brasil, sem falar de contabilidade. São muitas as obrigações e formalidade legais que as empresas precisam cumprir. Mas acredite, isso não precisa ser pesado ou negativo. Muito pelo contrário, a contabilidade pode ser uma poderosa ferramenta estratégica para o seu negócio. Ajudando na elaboração de um planejamento eficiente, otimizando custos, diminuindo impostos e te deixando livre de dor de cabeça com o fisco.
Com o apoio que você precisa, sua clínica odontológica estará pronta para encantar pacientes e ajudar muitos sorrisos.
Desejamos sucesso na jornada empreendedora! <3
Se esse conteúdo foi útil pra você, ou precisa de ajuda na sua contabilidade, entre em contato com a DOUTI. Vai ser um prazer te ajudar!